Campanha “Nós” reúne famosos e pessoas em situação de rua

A Associação de Resgate à Cidadania por Amor a Humanidade (ARCAH), organização de serviço social em São Paulo, reuniu famosos e pessoas em situação de rua para participarem da campanha “Nós”. Este projeto, desenvolvido pela agência de publicidade e propaganda One Digital, realizará uma exposição de fotos com essas pessoas, tendo por objetivo sensibilizar a sociedade para perceber que, independentemente dos diferentes níveis econômicos e sociais, de cor ou raça, somos iguais na condição de seres humanos.

O evento ocorrerá de 12 a 30 deste mês, no Mirante 09 de Julho, situado à rua Carlos Comenale, s/n, Bela Vista, na capital paulista. Na ocasião, haverá a venda de camisetas, cuja arrecadação será revertida em ações da ARCAH. Esta ONG foi fundada em setembro de 2013. Volta-se para pessoas em situação de rua e com dependência química, buscando sua emancipação de modo integral e contribuindo com a construção de um modelo de sociedade pródiga e em harmonia com a natureza.

Inspira-se na Comunidade de San Patrignano, na Itália, instituição que é referência mundial em causa similar. Desde 1978, quando foi criada, acolhe pessoas que sofrem de dependência química e são vítimas da marginalização social. Por meio de um programa de reabilitação individual, o convivente assume responsabilidades conforme sua evolução, de modo a sentir-se útil para si e para as outras pessoas.

Seguindo este modelo, a ONG brasileira trabalha com capacitação profissional para desenvolver a percepção de talentos, a compreensão dos direitos e deveres e, assim, promover a reintegração na sociedade. Procura entender os problemas que levaram essas pessoas à situação em que se encontram. Concentrando no sujeito de modo individualizado, busca conhecer seus sentimentos mais profundos e trabalhá-los da maneira mais eficiente possível. As atividades são realizadas na Fazenda ARCAH e a vivência tem duração de dois a três anos. Em seguida, dá-se o retorno do assistido à sociedade, o encontro com um novo modo de viver.

É para contribuir com este projeto que surgiu a campanha “Nós”. Do ensaio fotográfico feito por Gabriel Wickbold, foram divulgadas até o momento imagens feitas com Bruno Gagliasso, Alinne Moraes, Vivi Orth, Fernanda Paes Leme, Luciana Gimenez, Ticiane Pinheiro e Paloma Bernardi.

A nudez dos participantes significa que “por trás de roupa simples ou de marca, temos pele e sentimos igual”. São palavras de Michelle Matsumoto, presidente da agência responsável pela campanha.

Redação: AtoEscrito

FONTE: site da ARCAH

IMAGENS: Gabriel Wickbold/divulgação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *