Coletivo Quizumba faz apresentações em estados nordestinos

No final de fevereiro e início de março deste ano, o grupo paulista de teatro Coletivo Quizumba fez apresentações da peça “Quizumba na Raiz” em dois estados nordestinos: Pernambuco e Alagoas. Na Bahia, as apresentações ocorreram no mês de dezembro de 2015, em sua primeira etapa.

O grupo surgiu em 2008 com o objetivo de estudar e realizar criações artísticas que ajudem a refletir sobre questões estéticas e políticas do mundo contemporâneo.

O interesse em pesquisar a cultura africana e afro-brasileira deu origem ao processo de criação do projeto “Quizumba na Raiz”, contemplado pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz/2014. A peça conta a história do Mestre Pastinha, da Capoeira Angola; de Zumbi e o Quilombo dos Palmares.

Pastinha é um menino baiano do início do século XX. Ele vê sua passagem em certa rua impedida por outro menino que sempre termina batendo nele. Certa vez, assistindo à cena por uma janela, o Mestre Benedito convida o menino a aprender a defender-se, equilibrando covardia e valentia. No decorrer do aprendizado, conta-lhe a história de Francisco, o Zumbi.

Além de apresentar este espetáculo, o grupo realiza oficinas de compartilhamento e rodas de conversas com a equipe de criação. Valorizando a tradição oral, eles buscam a troca de informações e o acréscimo aos conhecimentos sobre História adquiridos através dos livros.

Na cidade de Maceió (AL), as atividades aconteceram na segunda-feira, dia 07, no Espaço Cultural da Universidade Federal e fez parte do roteiro a apresentação em União dos Palmares.

Em entrevista concedida à jornalista Simoneide Araújo, a atriz Valéria Rocha  falou da responsabilidade que é sair de São Paulo e vir ao Nordeste contar a história dos nordestinos. Afirmou que se trata de um trabalho feito com respeito e humildade. Na ocasião, esclareceu que “Quizumba na Raiz” fala de Zumbi (e não poderia ser diferente), mas o propósito é destacar o Quilombo como um todo, mostrando um grupo de pessoas que, com suas histórias de vida, também foram heroínas.

Além de Valéria Rocha, compõem o elenco Bel Borges, Camila Andrade, Jonathan Silva, Jefferson Matias, Nina Vieira, Renata Cirilo, Thaís Dias e Tadeu Renato.

– A seguir, fotos dos atores em cena.

 

Redação: AtoEscrito.com

REFERÊNCIA

ARAÚJO, Simoneide. Grupo de teatro conta histórias do Brasil que não estão nos livros. www.ufal.edu.br.  Acesso: 08/03/2016.

Todas as imagens: reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *