Crianças com microcefalia são retratadas no projeto MacroAmor, por Joelson Souza

O ensaio fotográfico, denominado MacroAmor, retrata crianças com microcefalia em momento feliz, na companhia de seus familiares. Foi feito no dia 18 de junho de 2016, na cidade de Recife, por Joelson Souza, que também é fonoaudiólogo.

O que o motivou a realizar esse trabalho foi perceber que além das dificuldades que as famílias enfrentavam diante da condição neurológica de seus filhos, a sociedade não era acolhedora com essas pessoas, pois havia bastante preconceito. Ele entendeu que se fazia necessário estimular a naturalidade no relacionamento com essas crianças.

As imagens expõem um momento de lazer de cinco famílias. Foram publicadas, inicialmente, no Facebook do fotógrafo e receberam grande apoio do público, até mais do que ele esperou. Recentemente, foram expostas em um grande evento da área de saúde, a 15ª edição da Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (15ª Expoepi), que ocorreu em Brasília, entre os dias 27 e 30 de junho.

O MacroAmor está em sintonia com as expectativas da União de Mães de Anjos (UMA), entidade que surgiu a partir do encontro de duas mães, em 2015, na fila do Hospital Osvaldo Cruz, em Recife. Ali descobriram que tinham um problema em comum e logo passaram a encontrar outras pessoas e constituir um grupo de ajuda mútua. A UMA presta assistência às famílias de bebês com microcefalia, vítimas do Zika Vírus.

A exposição MacroAmor tem por finalidade mostrar que são crianças de famílias normais, que têm irmãos, que estão envolvidas em atenção e afeto, embora haja dificuldades. O projeto acabou por ganhar outra dimensão: o fotógrafo acompanha de perto o dia a dia de crianças em situações como esta e casos de doenças correlatas. Tal experiência lhe permite observar, com emoção, crianças alegres, amorosas, a relação singela com suas mães e pais, a dedicação pela vida e pela felicidade, o que para ele tem sido momentos significativos de aprendizagem.

por AtoEscrito

FONTES

BLOG DA SAÚDE. Projeto MacroAmor registra momentos em família de crianças com microcefalia. 29 jun. 2017. Disponível em: www.blog.saude.gov.br. Acesso em: 01 jul. 2017.  

http://15expoepi.com.br

Todas as Imagens: Joelson Souza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *