Estudante de Direito da UFPE é classificado em primeiro lugar no “5º Concurso de Monografias da União Europeia”

Rafael Borges de Souza Bias, estudante do oitavo período do curso de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ficou em primeiro lugar no “5º Concurso de Monografias da União Europeia”. O concurso foi promovido pela Delegação da União Europeia no Brasil.

O trabalho de Bias tem como título “O bem-estar na era pós-industrial: fundamentos ético-jurídicos para a recuperação dos sistemas de proteção social europeus pela taxação internacional do capital financeiro”.

Momento da premiação, em Brasília

Em sua página no facebook, o estudante publicou uma bonita mensagem por meio da qual homenageia sua mãe, Elisabete Borges de Sousa Bias, seu pai, Fernando de Sousa Bias, suas tias e professores da UFPE com os quais trabalha nas atividades de pesquisa. Transcrevemos uma parte do texto que foi publicado no blog oargonautabc.blogspot.com.br, onde o leitor pode conhecer na íntegra.

Vejamos as palavras do universitário:

“Nasci no agreste pernambucano, filho de uma professora e de um policial, da classe trabalhadora os maiores exemplos de espoliação, e na minha trajetória até este momento, tantos outros jovens, com tantos sonhos e a mesma capacidade que eu, ficaram no caminho. Estar vivo sendo um jovem não branco na América Latina é um privilégio, o que dirá universitário e em minhas condições. São essas vidas que se foram, mas que transbordam em mim, as quais nem conheço, mas com as quais me comprometo, que me fazem assumir o compromisso diário para a construção de um mundo melhor. Por mais vago que isso possa parecer, esse pertencimento aos marginalizados de toda sorte é o suficiente para continuar acreditando que uma outra realidade é possível, esses são os motivos de minha pesquisa e o interesse em desvelar os ataques aos direitos sociais dos trabalhadores europeus. Uma injustiça em qualquer lugar do mundo é uma injustiça no mundo todo.”

Além de receber o Certificado, cerimônia realizada no dia 12 de maio, em Brasília, o estudante será contemplado com uma viagem a Bruxelas, na Bélgica, com a finalidade de conhecer instituições do bloco político-econômico europeu.

O trabalho premiado faz parte do Programa-Ação em Direito, da Faculdade de Direito do Recife, vinculado ao grupo de pesquisa Direito do Trabalho e Teoria Social Crítica, sob a coordenação dos professores do Departamento de Direito Público Especializado, Juliana Teixeira Esteves e Everaldo Gaspar Lopes de Andrade.

Redação: AtoEscrito

FONTES

oargonautabc.blogspot.com.br

www.ufpe.br

Fotos

oargonautabc.blogspot.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *