Lições para a vida… por pessoas cujas vidas são verdadeiras lições

A vida é um eterno processo de ensino-aprendizagem e é isso o que a torna tão bela e significativa. Neste post, apresentamos algumas reflexões feitas por pessoas que historicamente têm contribuído com a construção de uma sociedade mais ética e cidadã, mostrando coerência entre palavras e ações. Por esta razão, suas mensagens são lições para a vida. Eis os ensinamentos:

1- Quando Madre Teresa de Calcutá (1910-1997) recebeu o Prêmio Nobel da Paz, fizeram-lhe a seguinte pergunta: “O que podemos fazer a fim de promover a paz mundial?” Ao que ela respondeu: “Voltem para seus lares e amem suas famílias.”

2- Palavras de Desmond Tutu, Prêmio Nobel da Paz no ano de 1984:

“Nós lutamos contra o apartheid porque estávamos sendo acusados de algo que não podíamos fazer nada sobre. É o mesmo com a homossexualidade. A orientação é dada, não é uma questão de escolha. Seria louco alguém escolher ser gay com a homofobia que temos hoje.”

3- Nelson Mandela (1918- 2013), Prêmio Nobel da Paz em 1993:

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.”

4- Frei Betto, escritor:

“No Evangelho, Jesus diz que ninguém tem mais amor do que aquele capaz de morrer pelo próximo. Nesse sentido, Che foi um santo.”

5- Herbert de Sousa (1935-1997), conhecido como Betinho, ativista dos direitos humanos:

“Essas crianças estão nas ruas porque, no Brasil, ser pobre é estar condenado à marginalidade. Estão nas ruas porque suas famílias foram destruídas. Estão nas ruas porque nos omitimos. Estão nas ruas e estão sendo assassinadas.”

6- Chico Xavier (1910- 2002), líder religioso, eleito “O mineiro do século XX”:

“Tu escolhes, recolhes, eleges, atrais, buscas, expulsas, modificas tudo aquilo que te rodeia a existência. Teus pensamentos e vontades são a chave de teus atos e atitudes… São as fontes de atração e repulsão na tua jornada vivência.”

7- Chico Mendes (1944-1988), ativista político e ambiental:

“Se descesse um enviado dos céus e me garantisse que minha morte iria fortalecer nossa luta até que valeria a pena. Mas a experiência nos ensina o contrário. Então, eu quero viver. Ato público e enterro numeroso não salvarão a Amazônia. Quero Viver.”

8- Milton Nascimento, cantor e compositor:

“Nada a temer senão o correr da luta

Nada a fazer senão esquecer o medo

Abrir o peito a força, numa procura

Fugir as armadilhas da mata escura.

Longe se vai

Sonhando demais

Mas onde se chega assim

Vou descobrir

O que me faz sentir

Eu, caçador de mim.”

9- Leonardo Boff, teólogo e escritor:

“Hoje nos encontramos numa fase nova na humanidade. Todos estamos regressando à Casa Comum, à Terra: os povos, as sociedades, as culturas e as religiões. Todos trocamos experiências e valores. Todos nos enriquecemos e nos completamos mutuamente”.

10- Joaquim Barbosa, jurista:

“A imprensa brasileira é toda ela branca, conservadora. O empresariado, idem. Todas as engrenagens de comando no Brasil estão nas mãos de pessoas brancas e conservadoras.”

11- Rubem Alves (1933-2014), professor universitário e escritor:

“Todo conhecimento começa com o sonho. O sonho nada mais é que a aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada. Mas sonhar é coisa que não se ensina, brota das profundezas do corpo, como a alegria brota das profundezas da terra. Como mestre só posso, então, lhes dizer uma coisa: contem-me os seus sonhos para que sonhemos juntos.”

12- Zilda Arns (1934-2010), médica, fundadora da Pastoral da Criança:

“O trabalho social precisa de mobilização das forças. Cada um colabora com aquilo que sabe fazer ou com o que tem para oferecer. Deste modo, fortalece-se o tecido que sustenta a ação e cada um sente que é uma célula de transformação do país.”

FONTES

As citações encontram-se nos sites com as seguintes denominações: Frases Famosas, Kd Frases, Mensagens com Amor e Pensador.

 

 


 

2 thoughts on “Lições para a vida… por pessoas cujas vidas são verdadeiras lições

  1. Acredito que você quis citar o número 10, já que Barbosa é jurista e você falou em justiça. De qualquer modo, mantive o que você escreveu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *