Primeiro parque aquático do mundo para pessoas com necessidades especiais é inaugurado no Texas.

No dia 17 deste mês foi inaugurado o primeiro parque aquático do mundo, projetado especialmente para pessoas com deficiência. Ocupando uma área de mais de 25 hectares, localiza-se na cidade de San Antonio, no estado americano do Texas.

Denomina-se Ilha da Inspiração de Morgan, apresenta temas como natureza, animais e selva, identificados em seis atrações: Rainbow Reef, Calypso Cove, Hang Ten Harbour, Shipwreck Island, Harvey’s Hideaway Bay, River Boat Adventure Ride. Por meio delas, o visitante tem acesso a ambientes com água aquecida para todas as idades, animais de brinquedo para alegria das crianças, árvore com efeitos de chuva, piscinas, um navio pirata, pequenas ilhas, gêiseres de água espumante, uma casa na árvore, palmeiras e passeio por um ambiente de selva com sons de pássaros, entre outros meios de divertimento.

As atrações podem ser utilizadas por quem tem problemas visuais, auditivos, restrições cognitivas e por cadeirantes. O espaço oferece cadeiras de roda tradicionais, a fim de que os usuários não danifiquem as de uso próprio. Em parceria com a Universidade de Pittsburgh, foi desenvolvido outro tipo de cadeira, a PneuChair, movida pelo ar comprimido ao invés de bateria, sendo impermeável e de baixo custo.

Nesse local de lazer, pessoas com necessidades especiais têm entrada gratuita. Nas brincadeiras, os recursos existentes permitem mudar rapidamente a temperatura da água, tornando-se confortável para quem é muito sensível ao frio. Outra característica importante é a existência de pulseiras preparadas com alta tecnologia para localizar visitantes que cheguem a se perder de seus familiares ou cuidadores. Determinadas áreas foram planejadas para acolher aqueles que se sentem incomodados em ambientes um tanto agitados.

Os idealizadores deste projeto foram Gordon Hartman e sua filha, Morgan, de 23 anos, que vive com desafios cognitivos e físicos. Ela é fonte de inspiração para seu pai em trabalhos como este. A dupla contou com a contribuição de variados profissionais: médicos, terapeutas, consultores de parques aquáticos, professores de educação especial e representantes de grupos que atuam em defesa dos direitos de pessoas com deficiência.

Interessados em construir um espaço interativo, seguro e confortável para todos, eles resistem ao rótulo de “parque para necessidades especiais”. Preferem que o espaço seja considerado um “parque de inclusão”.

A Ilha da Inspiração de Morgan localiza-se ao lado de outra realização de Hartman, de tipo recreativo: o País das Maravilhas de Morgan, inaugurado em março de 2010. Também projetado para ser acessível a todos, sua aceitação tem sido ampla e abriu caminhos para a nova construção.

As fotos que ilustram este post são da “Ilha”.

 

por AtoEscrito

FONTES

BRODSKY, Samantha. This Water Park for People With Disabilities Is the First of Its Kind. 16 jun. 2017. Disponível em: www.goodhousekeeping.com. Acesso em: 20 jun. 2017.

DUPERE, katie. World’s first water park for people with disabilities is literally the coolest thing ever created. 19 jun. 2017. Disponível em: www.aol.com. Acesso em: 20 jun. 2017.

Site da Morgan’s Inspiration Island

IMAGENS

Destacada – Ilha da Inspiração de Morgan; 1,2,3,4- Robin Jerstad; 5,6,7- reprodução do site BoredPanda.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *