2ª Semana Municipal de Políticas Sobre Drogas na Cidade de Patos (PB): um convite à participação.

No período de 08 a 15 de agosto de 2015, na cidade de Patos (PB), será realizada a 2ª Semana Municipal de Políticas Sobre Drogas, dando continuidade aos trabalhos desenvolvidos no evento da 1ª Semana, no ano de 2014.

Sabemos que um dos principais problemas da sociedade brasileira é o uso indevido e abusivo de drogas. Em todo o país, as pesquisas mostram contextos de realidades bastante complexas nas quais a fragilidade da vida humana é visível. A dependência de drogas é um fato que atinge adolescentes, jovens e adultos. Acarreta problemas como desestrutura nas famílias, o afastamento do convívio com grupos que não fazem uso das mesmas, violência no meio social, insegurança com relação ao futuro.

Somente uma cultura pautada em valores que promovam o respeito à vida tem o poder de reverter esta realidade. Nessa perspectiva, valorizamos o debate com as instituições educacionais, com as famílias, os grupos de atuação em defesa dos direitos humanos e a sociedade como um todo.

Consideramos o paradigma dos direitos humanos como referencial a nos orientar em situações emergenciais e também em situações preventivas e educativas. Sabemos que a existência da lei não é suficiente para reverter o quadro social, mas tem importância considerável no sentido de garantir novas condutas, de abrir espaço de participação e pensar em novas perspectivas quando a intenção é o bem-estar de todos.

O uso abusivo de drogas é um desafio frente ao propósito de garantir uma vida  com dignidade, sendo esta o bem maior de todo ser humano. Necessário se faz a informação devida, a ação planejada e legítima do poder público, a atitude de respeito pelo usuário, o acolhimento por parte dos profissionais especializados e também das famílias.

É dessa compreensão que surgem os mecanismos de defesa dos direitos humanos que, sobretudo a partir da segunda metade do século XX, consolida-se reunindo referenciais teóricos, metodológicos e jurídicos. Sabemos que há muito a ser feito, mas acreditamos em conquistas no âmbito social, político, educacional e cultural, capazes de garantir uma vida com qualidade a todos os cidadãos e a singularidade de cada indivíduo.

É com ideais como esses que as pessoas atuantes nos trabalhos da 2ª Semana Municipal de Políticas Sobre Drogas pretendem desenvolver suas atividades. Esperamos contar com o apoio de todos os interessados na temática e informamos que a programação está sendo elaborada. A mesma será divulgada nas escolas e em outros espaços públicos.

Redação: AtoEscrito



REFERÊNCIA

MUNICÍPIO DE PATOS/PB. Estatuto do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (COMAND). Patos, 2013.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *