Entrega da Comenda 2018 em Luís Gomes (RN): o reconhecimento pela atuação profissional

No dia 05 deste mês, na cidade de Luís Gomes (RN), ocorreu a 10ª edição da  Comenda Historiador Dr. Antonio Fernandes Mousinho, que tem por finalidade homenagear pessoas que se destacam em suas áreas de trabalho a nível municipal, estadual ou nacional, contribuindo de modo significativo com a sociedade brasileira. O evento ocorreu no momento em que se comemora 128 anos de emancipação política e mais de 256 anos de história no município. Contou com a presença de Mariana Fernandes (prefeita municipal) e Luciano Pinheiro (vice-prefeiro), de outras autoridades, familiares e amigos das pessoas homenageadas.

A Comenda foi instituída pela Lei Municipal nº 081, de 30 de abril de 2002, sancionada pelo então gestor Pio X Fernandes. O nome que lhe foi atribuído evidencia a relevância do historiador, escritor e militante político Antonio Fernandes Mousinho (1916-2001), natural de Luís Gomes. Esta é uma cidade serrana do interior do Rio Grande do Norte, localizada na região do Alto Oeste. Ocupa uma área de 167 km². Sua população, segundo o censo demográfico de 2012, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 9.679 habitantes.

Destacam-se como pontos turísticos o Alto do Tabor, localizado no distrito de São Bernardo. Durante muito tempo foi um local de cunho religioso, onde as pessoas se encontravam para fazer orações, especialmente em períodos de seca; a Cachoeira do Relo, de oito metros de altura, em meio à paisagem natural; o Complexo Turístico do Mirante, o ponto mais alto da cidade; a Igreja Senhora Sant’Ana; a área de lazer Arena Society e a Fundação Francisca Fernandes Claudino (FUNFFC), relevante por oferecer variados cursos, gratuitos e de qualidade, à comunidade local.

No aspecto cultural, constam as festas religiosas, a realização anual da Feira de Negócios, Atividades Culturais e Turismo (FENACUT), a atuação da Banda de Música Dr. Vicente Lopes Fernandes e da Orquestra FUNFFC de Cordas, as datas importantes comemoradas nas instituições escolares, as atividades de artesanato, capoeira, esporte, carnaval, desenho/pintura, música e dança, além de grupos de convivência de idosos. No tocante à educação, o município dispõe de várias instituições, sendo públicas em sua maioria. São oferecidos os níveis da Educação Infantil ao Ensino Superior. Este, através do Polo Universitário Alsenir Pereira (PUAP) que já firmou parceria com a UFRN, UERN e IFRN para a oferta de variados cursos de graduação. Pleitea-se, agora, cursos de pós-graduação. Se tudo correr bem, terão início no ano de 2019.

É nesse cenário que a comunidade vive, estuda, trabalha e prepara seus filhos para o futuro. Cada um a seu modo e com suas possibilidades contribui com a história e a cultura da terra de Senhora Sant’Ana. Em se tratando das pessoas homenageadas com a Comenda 2018, são profissionais que atuam nesta cidade ou em outras, mas onde quer que estejam têm dado exemplo de dedicação ao trabalho e participação expressiva na relação com a sociedade, razão do reconhecimento que se traduziu na condecoração. Estamos nos referindo às  seguintes personalidades, aqui apresentadas em imagens feitas por Eliezio Almeida:

1- Adriana Karlla de Paiva Ferreira: natural de Luís Gomes, de onde saiu em 2001 para morar na capital potiguar. Logo começou a trabalhar em uma rede de óticas, passando rapidamente de vendedora a gerente. A experiência contribuiu para uma decisão importante: abriu sua própria loja em 2010. A empresa foi crescendo e, logo no ano seguinte, em parceria com seu marido, inaugurou a segunda loja. Com talento para o empreendedorismo, o projeto ampliava-se cada vez mais, o que fez as atividades se expandirem para outras cidades. Hoje, graduada na área de Administração, a empresária aposta no conhecimento, na experiência e na perseverança como caminhos para a realização de outros  sonhos.

2- Ana Lúcia Alexandre da Silva: luisgomense, estudou na Escola Estadual Coronel Fernandes e no Colégio Comercial Luís Gomes (hoje, Colégio Padre Osvaldo). Começou a trabalhar ainda criança, ao lado de sua mãe, Dona Bia, no restaurante da família. Participou de projetos com a juventude através do Rotaract Clube. Como professora, iniciou suas atividades em 1986 na Unidade de Primeiro Grau Zeo Fernandes, atual Escola Estadual Zeo Fernandes. Nessa instituição, trabalhou até a aposentadoria em 2014. Na área de gastronomia, atua até hoje em parceria com suas irmãs.

Segunda, da direita para a esquerda.

3- Anderson Pinheiro Lunguinho (Son): nasceu em São Paulo e passou a morar em Luís Gomes aos seis anos de idade. Estudou na Escola Estadual Mariana Cavalcante e no Colégio Comercial Luís Gomes, onde começou a participar de competições esportivas, revelando desenvoltura no futebol e no futsal. Conquistou títulos no município e na região, atuando em várias equipes locais. Em 1995, passou a jogar no Sousa (PB) e, no ano seguinte, foi contratado pelo Fluminense, importante nome do futebol nacional. Son jogou também em outras equipes relevantes: Botafogo, Nacional e Campinense, na Paraíba; Anápolis, em Goiás; 4 de Julho, no Piauí; Penedense, em Alagoas; CAP e Pauferrense, no Rio Grande do Norte. Aposentou-se do futebol profissional em 2005 e passou a trabalhar como Coordenador de Esportes em Luís Gomes até o ano de 2013. Atualmente, vive em Brasília com sua mulher, Dinalva, e com os filhos Analice, Anderson e Andrey.

O homenageado posa segurando a Comenda.

4- Dian Carlos de Araújo Oliveira (Pe. Dian): luisgomense, estudou na Escola Estadual José Paulino da Costa, localizada na Vila São Bernardo, no Colégio Comercial Luís Gomes e no Colégio Diocesano de Mossoró. Em 2003, ingressou na casa de formação dos Filhos de Sant’Ana na cidade de Fortaleza. Lá, realizou os estudos preparatórios para a vida sacerdotal e, em fevereiro de 2006, fez a primeira profissão de pobreza, castidade e obediência. De 2005 a 2007, cursou a Faculdade de Filosofia no Seminário de São Pedro em Natal. Em 2011, concluiu o curso de Teologia pela Faculdade de Teologia Pontifícia e Civil de Lima. Após o período do Ministério do Leitorato e do Acolitato, foi ordenado Diácono para a Igreja de Cristo em maio de 2013 e Sacerdote em dezembro do mesmo ano, na Catedral Metropolitana de Natal. Tem realizado experiência missionária na Bolívia e no Peru. Atualmente, é Padre da Arquidiocese de Natal e atua na Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Ceará Mirim.

5- Eliane Torres da Silva: natural de Cajazeiras (PB), deu início aos estudos em 1977 nessa mesma cidade e frequentou as escolas Colégio Dom Moisés Coelho e Colégio Nossa Senhora de Lourdes. Estudou Pedagogia na Universidade Federal da Paraíba. É especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Vale do Salgado e cursa Serviço Social na Universidade Anhanguera em Pau dos Ferros (RN). Mudou-se para Luís Gomes no ano de 1996, onde deu início à carreira docente atuando nas escolas Instituto Criativo e Colégio Padre Osvaldo. Procurou também desenvolver projetos na área cultural envolvendo pessoas jovens. No ano de 2003, recebeu o Certificado de Mulher Luisgomense e o título de Cidadã Luisgomense. No mesmo ano, assumiu a coordenação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e implantou, no decorrer de nove anos, o Xaxado da Serra, a Fanfarra Mirim, a Orquestra de Sopro e o Grupo de Cameratas (violinos). Há, ainda, outras realizações: participou da criação da Associação Comunitária Sociocultural Luisgomense em 2005, coordenou o Centro de Referência de Assistência Social no período de 2010 a 2012. Atualmente, encontra-se à frente da Secretaria Municipal de Assistência Social desde 2015.

6- Leandro Fernandes de Oliveira: tendo nascido em Luís Gomes, frequentou a Escola Estadual Coronel Fernandes e o Colégio Padre Osvaldo. Desde cedo identificou-se com as artes e com o magistério, tendo a professora Socorro Silva como uma das principais referências. Fez parte da Banda Marcial Dr. Pio X Fernandes quando estava no Ensino Médio. A identificação com a atividade lhe motivou a frequentar aulas de música com o maestro Batista. Em 2003, passou a fazer parte da Banda de Música Dr. Vicente Fernandes Lopes tocando saxofone. No ano seguinte, assumiu a Banda Fanfarra do PETI. Em 2006, ingressou no curso de música da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), campus de Mossoró. Em Luís Gomes, a Orquestra de Sopros do PETI e Cameratas de Violinos do PETI, criadas em 2007 e 2008, foram idealizadas por ele.

No final de 2009, tornou-se professor efetivo no Colégio Padre Osvaldo e, em 2010, assumiu a função de coordenador pedagógico do curso básico de música da Fundação Educacional Lica Claudino em Uiraúna (PB). Em 2012, iniciou um projeto de educação musical na Fundação Francisca Fernandes Claudino em sua cidade natal. Trata-se de uma orquestra de cordas (violinos, violoncelos, violas e contrabaixos). O desempenho dos jovens participantes chamou a atenção de profissionais brasileiros e de instituições internacionais. Leandro Oliveira foi convidado pela Federação Euriochestries de Orquestras Jovens para apresentar o trabalho de sua equipe no Congresso Internacional que ocorreu na Espanha em 2016. Nesse país, recebeu um convite para representar o Brasil no Festival Internacional de Orquestras Jovens no Quebec. O homenageado é Licenciado em Música pela UERN, Especialista em Educação Musical e Mestre em Música (práticas interpretativas) pela UFRN. Atua como professor e pesquisador. Além de todas essas realizações, é pai de Manuella, “o maior amor”, fruto do seu casamento com Katiana Karlla.

7- Lúcia de Fátima de Oliveira Marques: natural de Luís Gomes, fez o curso primário e o ginasial em sua terra natal e integrou, no ano de 1971, a primeira turma de concluinte do Colégio Comercial Luís Gomes. Sua preparação para o magistério se deu na Escola Normal Professor José Ivo, em Natal, e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atuou como docente na Escola Municipal Prefeito Mário Lira e foi assessora junto à Seretaria Municipal de Educação na capital potiguar. Na rede estadual, dedicou-se à formação de professores lecionando no Colégio Paula Frassinetti e no Colégio Estadual do Atheneu Norte Rio-Grandense. Além dessas atividades, foi coordenadora do Grupo de Desenvolvimento de Escolas e do Setor de Avaliação Institucional e Gestão Escolar. De 2005 a 2008, assumiu a direção da Assessoria de Planejamento e Avaliação no município de Natal. Em 2009, passou a atuar junto à Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Norte, na Assessoria Técnica de Planejamento e na Coordenadoria de Finanças. Foi consultora da empresa Jiva Consultoria Educacional no período 2009-2011. Atualmente, trabalha na Secretaria Municipal de Educação.

Segunda, da direita para a esquerda.

8- Maria da Paz Cavalcante: luisgomense, iniciou os estudos em 1975 e frequentou escolas públicas desse município. Na UERN, campus de Pau dos Ferros, concluiu o curso de Pedagogia em 1991 e o de Especialização em Metodologia do Ensino Superior e da Pesquisa Científica em 1997. O mestrado e o doutorado foram feitos na UFRN, no Programa de Pós-Graduação em Educação. Trabalha na Educação Básica em Luís Gomes, há mais de 25 anos. Nessa trajetória, exerceu o magistério nos ensinos Fundamental e Médio, atuou como Coordenadora Pedagógica e Supervisora Escolar, além de orientadora de estudo em Programas do Ministério da Educação.

Seu currículo inclui a docência no ensino superior. É professora do Departamento de Educação da UERN. Leciona na graduação e no mestrado, no Programa de Pós-Graduação em Ensino. Participa de grupos de pesquisa e de um projeto de extensão. Tem artigos publicados em revistas, em eventos nacionais e internacionais e também em capítulos de livros. No ano de 2016, expondo um trabalho feito com seu orientando Zilfran Varela Fontenele, recebeu o prêmio de melhor publicação em pôster, área de Ensino e Propedêuticas, em evento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus de Ipanguaçu.

9- Vicente Feliciano de Oliveira:  ex-vereador e professor aposentado, é natural de Luís Gomes onde sempre viveu. É filho de Raimundo Feliciano e de Mãe Regina, antiga parteira da cidade, muito querida por aqueles que conheceram sua dedicação às mulheres que necessitavam de seu trabalho, num contexto em que não havia médicos na comunidade. Vicente Feliciano graduou-se em Letras pela UERN, o que lhe abriu caminhos para atuar como professor de língua inglesa. Teve seis mandados de vereador, encerrando sua carreira política em 2012. Na história do município, tem participação também em trabalhos voluntários nas áreas de assistência social, saúde e especialmente em atividades católicas, organizando peregrinações e contribuindo no aspecto cultural das festividades religiosas.

Segundo, da direita para a esquerda.

Construir uma carreira de sucesso é o sonho de todo estudante e de todo trabalhador. Trata-se de algo que requer esforço, dedicação, disciplina e resiliência. É possível que as dificuldades suscitadas sejas muitas, o que pode causar desânimo algumas vezes, mas o modo como observamos essas experiências faz a grande diferença e nos motiva à perseguição dos nossos ideais. O crescimento profissional se constrói com acertos e erros, com certezas e dúvidas, com flores e espinhos no caminho. Os obstáculos nos permitem repensar aquilo que fazemos para que possamos definir os próximos rumos. A trajetória desses profissionais aqui apresentados certamente não foi fácil, mas eles acreditaram em si mesmos, conseguiram ressignificar as experiências e transformá-las em aprendizado constante, fazendo de suas histórias verdadeiros exemplos e obtendo o reconhecimento daqueles que os conhecem e com os quais convivem.

Parabéns a todos vocês e também aos organizadores do evento!

Redação: AtoEscrito.com



      

REFERÊNCIAS

MUNICÍPIO DE LUÍS GOMES. Comenda Historiador Dr. Antonio Fernandes Mousinho. Luís Gomes, 2011.

Texto sobre as biografias dos homenageados. Documento lido durante o evento. Luís Gomes, 05 de julho de 2018.

pt.wikipedia.org

IMAGENS: Eliezio Almeida/ Prefeitura Municipal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *