Estudantes da área de computação da UFCG são classificados em primeiro lugar no Startup Weekend, na cidade de Recife

Os estudantes Yuri Gomes e Bruno Paiva, do curso de mestrado em Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Thiago Ferreira, ex-aluno de graduação em Ciência da Computação, foram classificados em primeiro lugar no Startup Weekend EDU Recife (PE),  evento ocorrido nos dias 15 e 16 deste mês.

O projeto, denominado “Professor na Rede”, consiste em subsidiar o trabalho de docentes na elaboração de planos de aula gastando menos tempo. Os alunos perceberam que os docentes têm dificuldade em encontrar rapidamente fontes de pesquisa, reutilizar planos de aulas antigos e elaborar os exercícios. Diante de tal situação, surgiu a ideia desenvolvida pela equipe. Thiago Ferreira faz a seguinte afirmação: “Nosso produto foi uma plataforma web onde isto tudo estaria integrado, a pesquisa de conteúdo, o compartilhamento de plano de aulas entre professores e um banco de dados de exercícios para eles usarem em suas aulas”.

Os três vencedores foram premiados com entradas para o Campus Party, em Recife, para o Brazilian Applications Seminar (BRAPPS), na cidade de Brasília no final do ano e também com cursos sobre como falar em público.

Para aqueles que ainda não conhecem o evento mencionado, o Startup Weekend é uma organização com sede em Seattle, Washington (EUA). Foi criada em 2007, em Boulder, Colorado, por Andrew Hyde. A finalidade é a realização de eventos com duração de 54 horas e ocorrem nos fins de semana.

O trabalho é desenvolvido da seguinte maneira: os participantes apresentam suas ideias no palco. As mais bem votadas pelo público ali presente serão executadas. Formam-se as equipes em torno dessas ideias. Durante a sexta-feira e o sábado, essas equipes trabalham para construir o protótipo. No fim da tarde de sábado, apresenta-se o que foi construído e os três melhores trabalhos são premiados.

Esse evento acontece em várias cidades do mundo. É executado em âmbito local por empreendedores voluntários. Em Recife, o tema deste ano foi Educação.

 

Redação: AtoEscrito

FONTES

www.ufcg.edu.br

recifeedu.startupweekend.org

IMAGEM: www.ufcg.edu.br

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *