“Meu Canto na Cidade” revela variados olhares sobre Recife

Em Recife, o Instituto de Pesquisa e Inovação para as Cidades (INCITI) realiza a mostra fotográfica intitulada “Meu Canto na Cidade”, tendo iniciado no dia 08 deste mês.

O evento é resultado de uma campanha que transcorreu de 02 de setembro a 28 de outubro de 2016, por meio da qual as pessoas foram convidadas a fotografarem algum lugar gratificante na vivência cotidiana, considerando a Região Metropolitana do Recife. A iniciativa busca captar as relações afetivas dos sujeitos com os lugares em que vivem, frequentam, trabalham. Através do Instagram, o público escolheu 10 das melhores imagens. Outras 20 foram selecionadas pelos curadores Gabriel Melo, Ivan Ferreira e Valéria Gomes.

O INCITI é uma rede de pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco. Conta com profissionais de várias áreas do saber, provenientes de universidades nacionais e internacionais. Tem como objetivo incitar novos conhecimentos para promover melhorias na vida urbana.

No aspecto cultural, além da atual campanha, o instituto apóia o projeto Da janela do meu ônibus, que faz publicações de fotos autorais e de colaboradores, do Brasil e de outros países, a partir da janela de um transporte público. Pretende-se estimular a sensibilização ao olhar a paisagem, promovendo um diálogo entre o cidadão, a cidade, a vivência e a expressão artística. E também Calçadas que andei. Neste, é permitido ao internauta postar o conteúdo que desejar, seja de protesto pelas condições inadequadas para passeios ou de contemplação da beleza que a presença nas calçadas propicia. Esses dois projetos foram idealizados pela designer Isabela Faria e têm grande aceitação do público.

A exposição das fotos selecionadas em “Meu Canto na Cidade” ocorre das 14h30 às 20h, até o dia 23 de fevereiro. Após pausa para o carnaval, o novo período será de 2 a 10 de março.

A que dá início a este post tem como título “Meu canto na cidade tem aventura com lentes fora dos ônibus”, de autoria de Natália Regina. A seguir apresentamos mais 11. As demais podem ser vistas no Instagram do evento e no site instarix.com.

1- Foto de Aline Nascimento

2- “MeuCantoNaCidade tem Natureza Exuberante”. É o que nos mostra Ytallo Barreto.

3- “MeuCantoNaCidade tem Chuva de Mar”, diz Leila Azevedo.

4- “MeuCantoNaCidade tem memória”. Monumento ‘Tortura Nunca Mais’. Foto de Renata Gamelo.

5- “Chola, a terra e o rio”, por Ju Brainer.

6- “MeuCantoNaCidade tem cor”, palavras de Kari Galvão.

7- “MeuCantoNaCidade tem contemplação”, por Eveline Alvesbio.

8- “MeuCantoNaCidade tem de tudo um pouco”, garante Mariana Azevedo.

9- “Uma sombrinha para ajudar na subida. Ladeira da Misericórdia”, em Olinda. Por Nanda Botelho.

10- “… e a (in)civilização deixa rastros”. Foto de Simone Brito.

11- “A cidade sólida e líquida”, por Gil Vieira.

 

por AtoEscrito

Visitação: INCITI/UFPE, Rua do Bom Jesus, 191, Bairro do Recife.




REFERÊNCIAS

Cultura.PE. Campanha nas redes sociais destaca relações afetivas com as cidades. 22 set. 2016. Disponível em: http://www.cultura.pe.gov.br. Acesso em: 15 fev. 2017.

Diário de Pernambuco. Mostra MeuCantoNaCidade revela o olhar dos pernambucanos sobre a RMR. 06 fev. 2017. Disponível em: http://www.diariodepernambuco.com.br. Acesso em: 15 fev. 2017.

NE10. Olhares do Recife pela janela dos ônibus entram em exposição no posto do VEM. 02 jun. 2015. Disponível em: http://noticias.ne10.uol.com.br. Acesso em: 15 fev. 2017.

TODAS AS IMAGENS: divulgação do evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *