Princesas da Disney na versão 2017, por Fernanda Suarez




.

Em trabalho recente, a ilustradora chilena Fernanda Suarez publicou imagens criativas para mostrar como seria a aparência das princesas das obras fictícias de Walt Disney se os filmes fossem lançados hoje. Em seu traço, elas permanecem belas, mas, em substituição à inocência característica, apresentam-se cheias de charme, sensuais e com estilo que corresponde às preferências de mulheres jovens e modernas.

Resolvemos escrever as sinopses dos filmes para relembrar as histórias que marcaram a infância de muitas pessoas. Após cada descrição, expomos o desenho atual.

1- Branca de Neve é uma jovem e bela princesa de 14 anos, protagonista do primeiro filme de Walt Disney, “Branca de Neve e o Sete Anões”, de 1937.

Em sua inocência, torna-se vulnerável às armações da madrasta má que deseja ser a mais bela na terra e sente-se ameaçada pela formosura da enteada. Na relação de cuidados com os anões e os animais da floresta, Branca de Neve figura como mãe protetora.

2- Personagem principal do filme de mesmo nome, lançado em 1950, Cinderela mora com a madrasta e duas meias-irmãs. Ela assume os trabalhos domésticos e é maltratada pela madrasta. Certa vez, a família é convidada para um baile no castelo. Os amigos de Cinderela, os ratos, ajudam a fazer o vestido, utilizando-se de roupas velhas de suas irmãs, que chegam a rasgá-lo. Quando essas pessoas saem de casa, surge a Fada Madrinha, que leva um vestido e sapatos para sua protegida, transforma os ratos em cavalos que serão conduzidos por Bruno, o cachorro transformado em cocheiro. Ela vai ao baile e se apaixona pelo Príncipe Encantado. Quando volta para casa, sai às pressas e deixa um dos sapatos. O príncipe ordena que encontrem a dona. Logo se casam.

3- No filme “A Pequena Sereia”, de 1989, Ariel tem 16 anos e é filha caçula do Rei Tritão. Ela admira muito o mundo dos humanos e mantém em uma gruta secreta livros, globos, caixas de joias e canecas. Certa vez, durante uma tempestade, o navio do príncipe Eric afunda e ele é salvo por ela. Em seguida, eles cantam na praia e se apaixonam. Ela decide realizar seu sonho de viver entre os humanos. Após enfrentar uma séria discussão com seu pai e alguns obstáculos criados por Úrsula, a bruxa do mar, Ariel é feita humano e se casa com Eric.

4- Bela é protagonista no filme “A Bela e a Fera”, de 1991, adaptado do conto de fadas que tem o mesmo título. A história mostra uma jovem de 17 anos que mora com seu pai, Maurice, em uma pequena cidade francesa. Inteligente, adepta de bons livros, recusa-se a ceder à visão ultrapassada das pessoas da aldeia sobre o papel da mulher na sociedade. Bela sonha em deixar aquele lugar para viver uma vida de aventuras, mas as circunstâncias não favorecem a realização de seu sonho. O caçador Gaston, a Fera, que em vão tentou conquistar seu coração, faz de seu pai um prisioneiro. Ela sacrifica a própria liberdade, ocupando o lugar dele e salvando-lhe a vida.

Durante o tempo de encarceramento, passa a se apaixonar pela Fera e percebe que, embora os sonhos sejam importantes, é preciso enxergar para além deles, a fim de que a pessoa descubra o que realmente está procurando.

5- Em “Aladdin”, lançado em 1992, Jasmine tem quase 16 anos. Por lei, deve se casar com um príncipe, mas recusa todos os pretendentes. Certa vez, foge do palácio disfarçada de camponesa. Como nunca tinha saído, se vê diante de um problema por ter dado uma maçã a um garoto sem pagar pela fruta. Antes de ser punida pelo comerciante, um jovem chamado Aladdin a salva. Na casa de seu protetor, ele lhe revela o desejo de ser rico, enquanto ela anseia por liberdade. Os dois percebem sentimentos um pelo outro, algo que não podem levar adiante, pois Aladdin é preso por ordem de Jafar que, mais adiante, informa-lhe, mentindo, que ele foi executado.

Aladdin deseja se tornar um príncipe concedido pelo Gênio e visita Jasmine disfarçado de Príncipe Ali Ababwa. Inicialmente, ela acredita que se trata de um pretendente arrogante, mas aos poucos aceita sua pessoa. Certo dia, vai com o jovem a um passeio em seu tapete mágico. Chega o momento em que ela se descobre apaixonada por Aladdin disfarçado e logo percebe semelhanças entre ele e a pessoa que conheceu no mercado. Ela desaprova a mentira, mas ele a convence de que às vezes se disfarça de plebeu para livrar-se de pressões da vida social.

De volta ao palácio, seu pai comunica que ela vai se casar com Jafar. Em meio ao diálogo que ali ocorre, surge Aladdin e mostra que Jafar não é digno de confiança. Jasmine fala que pretende se casar com Aladdin. Como Jafar havia roubado a lâmpada e desfez a magia, o jovem volta a ser um camponês e ela conhece sua verdadeira identidade.

Jasmine e o pai são feitos prisioneiros. Jafar deseja que ela seja sua rainha e comanda o Gênio para fazer com que ela se apaixone. Dá-se o momento do retorno de Aladdin que luta para conseguir a lâmpada de volta. Ao perceber verdadeiro sentimento entre os dois jovens, o Sultão resolve mudar a lei do casamento: em vez de se unir necessariamente a um príncipe, sua filha pode escolher quem considera digno do seu amor.

6- Pocahontas é personagem do filme homônimo, lançado em 1995. Ela tem sonhos estranhos, cujo significado desconhece. Sua amiga, Nakoma, sugere que ela converse com seu pai, o chefe Powhatan. Durante o diálogo, descobre que Kocoum, um guerreiro de sua aldeia, deseja casar com ela.

Embora entenda que o pretendente tem qualidades, não está certa se deve aceitar. Procura ouvir Vovó Willow sobre este assunto e fala também sobre seus sonhos. A idosa informa que os sonhos apontam o caminho a seguir. Mais adiante, Pocahontas conhece um colono de nome John Smith. Aos poucos, falam sobre suas vidas e mundos diferentes. Ele revela ter preconceito contra os americanos nativos, mas isso logo é superado e os dois se apaixonam.

Os colonos chegaram à aldeia em busca de ouro, o que faz com que os guerreiros locais planejem uma luta contra eles, mas Pocahontas e John conseguem evitar o conflito.

Quando Kocoum vê os dois em uma cena romântica, ataca John, mas ele é protegido por Thomas, do grupo dos colonos, que acaba matando Kocoum. John assume a culpa, é feito prisioneiro e sentenciado de morte. Pocahontas consegue impedir a execução que causaria uma luta entre os americanos nativos e os colonos. John deseja que ela vá embora com ele para a Inglaterra, mas ela lhe diz que seu lugar é na Virgínia, junto com seu povo.

7- Mulan é a principal personagem do filme de animação de mesmo nome, datado de 1998. A história ocorre na China da Dinastia Han. Quando o país é invadido, o pai da jovem é recrutado para a guerra. Corajosa, ela decide ir no lugar dele, visto que o senhor estava com problemas de saúde. Ela se disfarça de homem para receber treinamento e se tornar um soldado eficiente. Acompanhada pelo amigável e divertido Mushu, o dragão, aprende os típicos comportamentos masculinos, bem como as lições de honra. Com habilidades físicas e intelectuais, Mulan luta na guerra, sobrevive e salva a China. Ganha reconhecimento por sua bravura e seus feitos.

 

Redação: AtoEscrito

As sinopses dos filmes foram redigidas considerando as narrativas encontradas no site Wikipédia.

Crédito das Imagens: Fernanda Suarez

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *