Expoflora, a grande festa das flores na cidade de Holambra

1expoflora

No período de 26 de agosto a 25 de setembro, Holambra realizará o evento anual mais expressivo da localidade: a 35ª Expoflora, com variadas atrações. A exposição de arranjos florais terá como tema “Parque de Flores e Sabores”, idealizada pelos decoradores e paisagistas holandeses Jan Willem van der Boon e Jessica Drost.

A cidade de Holambra localiza-se no Estado de São Paulo. Sua fundação data de 27 de outro de 1991 e seu nome é uma mistura de Holanda (HOL), América (AM) e Brasil (BRA). Foi colonizada por holandeses que aqui chegaram em consequência da devastação causada pela Segunda Guerra Mundial. O governo neerlandês estimulou a imigração de parte da população para o Brasil, entre outras nações.

Aproximadamente quinhentas pessoas, provenientes da província de Brabante do Norte, imigraram para o Brasil e fundaram a colônia Holambra I e a Cooperativa Agropecuária Holambra, em 14 de julho de 1948. Inicialmente, produziram leite e laticínios; em outro momento dedicaram-se à suinocultura e à criação de galinhas. No ano de 1951, com a chegada de um novo grupo de neerlandeses, teve início o cultivo de flores. Duas décadas depois foi criado o departamento de floricultura para a venda de grandes variedades; em 1989, já próximo da emancipação político-administrativa, teve início o leilão de plantas ornamentais e flores.

Estância Turística pelo Estado de São Paulo desde 1998, tem sua economia baseada na agricultura, pecuária e turismo. É o maior exportador de flores da América Latina.

3expoflora

1Holambra

Conhecida como Cidade das Flores, Holambra tem aspectos da cultura dos Países Baixos que se percebe na arquitetura, nas atividades artesanais, nas músicas, nas danças e na gastronomia.

No decorrer do ano são realizados vários eventos, como carnaval, feiras, gincanas, Dia do Rei, Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas (HORTITEC), Encontro Nacional de Floristas, Festival de Inverno e Festa de São Nicolau, sendo a Expoflora a principal de suas manifestações culturais.

Desde o surgimento até os dias atuais, a finalidade é expor aspectos relativos à história de vida da comunidade; divulgar os trabalhos desenvolvidos pelos filhos dos primeiros imigrantes nas atividades do campo; tornar conhecida a cultura holandesa por meio de músicas, danças, artesanato e culinária. O evento conta com mostra de arranjos florais, de paisagismo e jardinagem, visitas ao Shopping das Flores, parque de diversões, o desfile Parada das Flores e a famosa Chuva de Pétalas, um dos momentos mais esperados.

7expoflora

As danças típicas são inspiradas na natureza, nas profissões e ofícios (sapateiro, lavadeira, marinheiro), nas colheitas e na história das tradições do povo holandês. O público tem a oportunidade de conhecer também os famosos campos de flores, as entidades associativistas e cooperativistas, o Museu Histórico e Cultural, que registra a história da imigração neerlandesa por meio de um acervo fotográfico e de máquinas agrícolas utilizadas no passado, além do Moinho Povos Unidos, uma réplica das construções holandesas, medindo 38,5 metros de altura, o maior moinho da América Latina.

moinho-1

São essas realizações que fazem desta cidade uma estância turística. A vocação para a agricultura se faz notar historicamente no trabalho conjunto de imigrantes holandeses e de brasileiros que transformaram a antiga e desabitada Fazenda Ribeirão em um município próspero e acolhedor. A organização do trabalho e o apelo turístico devem muito à origem do município. A cultura e as tradições trazidas pelos colonos garantiram características peculiares que atraem muitos visitantes e fazem de Holambra uma referência em todo o país pelo índice de qualidade de vida de que desfrutam seus habitantes. Palmas e flores para eles…

14expoflora

marons

11expoflora

 

Redação: AtoEscrito



FONTES

http://www.portaldeholambra.com.br

https://pt.wikipedia.org

Imagens: reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *